Ter um bichinho de estimação ajuda a melhorar a depressão?
É de senso comum para todos que a depressão é um dos males do século XXI que vem afligindo pessoas de diferentes idades, sexo ou classe social. Entretanto, pouco se discute a relação entre os Pets e a Depressão.
A depressão é uma doença séria que afeta negativamente como a pessoas sentem, pensam e agem sob determinadas situações.
Como trata-se de inimigo oculto, a depressão não escolhe alvo, fragiliza seu sistema imunológico trazendo enormes riscos a sua saúde.
A depressão, vem associada a diversos sintomas, dentre os quais: cansaço, sensação de esgotamento, sensação de vazio, dores no corpo e na cabeça, irritação e crises de pânico, tristeza profunda e perda de interesse. Então, a presença do amor incondicional dos animaizinhos de estimação são essenciais para amenizar tais sintomas.
A relação entre os Pets e a Depressão
Para psicanalistas especializados, o tratamento da depressão para as pessoas que possuem um cão ou um gato contribui diretamente, reduzindo substancialmente os pensamentos negativos e por consequência a sensação de vazio gerado pela depressão.
Outro fator importante nesses casos é a percepção e sensibilidade de cães e gatos frente ao seu dono depressivo, colocando-se em estado de constante vigília e intensificando o contato diário.
O afago, lambidas, brincadeiras e o carinho revelam-se essenciais aos depressivos.Então, quando ocorrem recaídas seu amigo contribui com a redução dos efeitos danosos.
Benefícios dos animais de estimação aos depressivos:
- Companhia nos momentos de solidão e ansiedade;
- Incremento da interação social;
- Afeto e atenção em situação de crises de pânico;
- Ocupação do tempo em casa com atividades de lazer;
- Acompanhamento em caminhadas ao ar livre, esportes ou em algum local pet friendly;
- Viagens com seu amigo peludo;
- Carinhos espontâneos sem nada em troca.
Estudos de (TAA), onde o animal é a parte principal do tratamento, promove a melhoria social, emocional, física e/ou cognitiva de pacientes humanos.
Dessa forma, a (TAA) parte do princípio de que o amor e a amizade que podem surgir entre seres humanos e animais geram inúmeros benefícios.
Em outro estudo publicado pela revista científica Journal of Psychiatric Research, pacientes que possuem pets apresentaram melhoras substanciais em seus quadros quando comparados a grupos de pacientes que não possuíam Pets.
Contudo, ter um pet em casa e contar com seu Amor incondicional é sempre uma forma bacana de enfrentar enfermidades, deixando a sua vida e seu dia a dia cada vez mais leve. Bora lá adotar um PET?
Pingback: Locais Pet friendly na sua cidade, você conhece? - Marka da Pata
Pingback: Idosos e Pets: uma relação de amizade e amor - Marka da Pata
Pingback: Como nossos pets são afetados pela pandemia? - Marka da Pata