Quais bichinhos de estimação você teve na infância?
As lembranças mais divertidas que tenho da minha infância são de meus bichinhos de estimação e a nossa amizade verdadeira. Éramos de uma família de dois irmãos, de pais vindos do interior para a cidade grande em busca de uma vida melhor. Porém, quem vem do interior traz consigo a necessidade de contato diário com as coisas do campo, mesmo não estando mais por lá.
Lembro-me com saudosismo dos inúmeros bichinhos que tínhamos, tais como cães, gatos, galinhas, passarinhos e até um cabrito, (sim um cabrito), que eram nossos bichinhos de estimação, então, o nosso bairro durante minha infância, parecia mais um sítio do que cidade.
As ruas ainda em formação, em chão batido, os grandes lotes de terra ainda não habitados favoreciam aquele pensamento de “sitio”, mesmo estando na cidade grande. Lembro-me ainda que a nossa família sempre teve muito carinho pelos animais de estimação e sem dúvida tê-los conosco tornou nossa infância muito mais divertida.
Aliás, falando destas lembranças
Um de nossos animais de estimação era uma cabrita. Damos o nome de “Bita”, pois remetia a cabrita. Como éramos muito pequenos tínhamos dificuldade de pronunciar a palavra cabrita. Embora com um porte muito avantajado, “Bita” possuía um extinto de proteção ímpar.
“Bita” era quase um membro da família, nos conhecia pelo olhar, sabia quando estávamos doentes e sempre nos acordava pela manhã com seus berros pedindo comida no quintal. Certas lembranças, como as que tenho da Bita e de muitos outros bichinhos de estimação que tive, sempre estarão guardadas de maneira muito especial em minha memória.
Lembro-me também do “Pit”, um Border Collie de pelos longos e negros que tínhamos. Seu porte avantajado, magro e rápido, nos remetia mais para um lobo do que para um cão, mas em matéria de brincadeiras divertidas era sem igual. As corridas nas chuvas, o futebol, os arremessos com a bola, tudo isso ficou gravado na memória. Mas quem não lembraria destas belas memórias? Ou então, como não ter saudades das brincadeiras? As viagens com o pet? E que aquele pet que acabou perdendo a vida muito cedo?
“Nossos filhos e os Pets, amizade verdadeira”
A amizade verdadeira entre as crianças e os Pets, transcende as fronteiras do tempo deixando registros marcados em nossos corações. E tudo começa na nossa infância, quando nossos Pais, a fim de nos socializar nos presenteia com um bichinho ou estimação. Ou ainda, aquele bichinho de rua que achamos perambulando, perdido, precisando de comida e atenção, torna-se um amigo verdadeiro e ganha um abrigo e um novo lar.
Quando somos criança, ter um bichinho de estimação nos desperta sentimentos complexos, ainda inexplorados. Logo, sentimentos como amor, compaixão, cuidado, medo, responsabilidade passam a influenciar na personalidade e até na formação do caráter ao longo do tempo. Assim, ter um Pet quando criança, ajuda no desenvolvimento, coordenação, gera resiliência, evitando inclusive doenças psicossomáticas tão comuns nos dias atuais.
Na verdade, no exato momento em que uma criança tem o contato com um Pet nasce uma linda amizade que além de muitos ensinamentos nos traz momentos mágicos que para sempre estarão eternizados em nossos corações. Sejam eles as Bitas, os Pits, as Pepitas, as Lecys, as Pretas, os Tobys, os Rovers, os Simbas, as Tininhas, as Skyes, as Kyaras e muitos outros ou outras que acabam por ocupar um lugarzinho especial em nossas memórias fazendo-nos pensar que são eternos.